sábado, 25 de abril de 2009

MORADORES DE OLHO NO FUTURO




Os moradores da região do Bandeira localizados na área leste da cidade, saída para Três Lagoas; (Residencial Maria Aparecida Pedrossian, Jardim Samambaia, Jardim Panorama, Bairro Vivendas do Parque, Residencial Fernando Sabino, Residencial Damha, Residencial Arnaldo Estevão de Figueiredo), estão na expectativa de que este ano de 2009 a administração do atual Prefeito NELSINHO TRAD FILHO proporcione obras que efetivamente resolvam os problemas que a população vem enfrentando nos últimos 25 a nos de habitação nesta localidade.
Um dos desafios e a solução do ESCOAMENTO das ÁGUAS PLUVIAIS. A cada chuva, o volume de água que desce dos altos do Bairro Noroeste vem rasgando as ruas dos Bairros Vivendas do Parque, Panorama e são despejadas nas vias do Residencial Maria Aparecida Pedrossian. Muita lama, terras e pedras que vem com toda força entupindo as ruas e bueiros sem contar com o resultado de como fica o campo de futebol e a Praça dos Amigos do Residencial Maria Ap. Pedrossian.
No dia 17 de dezembro de 2007 foi uma tragédia anunciada. Toda a IMPRENSA da cidade registrou os trabalhos dos bombeiros da defesa civil e dos moradores que enfrentaram uma inundação sem precedentes. Casas alagadas e ruas entupidas com muita lama e terra. Todos os anos após as chuvas as ruas dos Bairros Vivendas do Parque, Panorama ficam por meses com as grandes crateras e valas abertas (algumas ruas ficam sem condições de transito). O volume de águas pluviais que descem levam todo resultado de trabalho de patrolamentos e horas de serviços das máquinas da Prefeitura. Um dinheiro que vai pelo ralo. Todos os anos a situação se repete. A administração Municipal conhece o problema, o Conselho Regional sabe das dificuldades. Entra ano e sai ano os moradores vão enfrentado o problema. A paciência chegou no limite.Neste primeiro semestre a os Governos Estadual e Municipal deve entregar mais um residencial com quase mil casas. É o Residencial OITI que está na fase conclusiva nas obras. Sabemos da importância do processo habitacional na região, porém o que não aceitamos é a forma como foi conduzido esse projeto.
Nesse caso, por exemplo, as obras do Residencial OITI provocou um estrago agredindo a cabeceira do APA LAGEADO. Assoreou e matou parte de uma vegetação que margeia uma das nascentes. Depois de um ano denunciando, só agora a Prefeitura tomou a iniciativa de estabelecer as formalidades da LICITAÇÃO para a solução do problema de uma área ambiental importante que compõe o complexo de abastecimento de água dos 26 BAIRROS da nossa capital.O complexo ambiental do APA LAGEADO sofre vários problemas que não é só resultado da obra residencial acima mencionada.
O manancial recebe os resíduos dos POSTOS de COMBUSTIVEIS e das CHACARAS de PESQUE & PAGUE. Os ESGOTOS RESIDENCIAIS também canalizam dejetos nas nascentes provocando um CRIME ECOLÓGICO que já apresentou seus resultados maléficos. O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL já acolheu denúncias e está em fase de apuramento nessa questão na 42ª Vara. Nossa comunidade está de fato preocupada com a vinda dos novos moradores do RESIDENCIAL OITI. Primeiro, por que nossa UNIDADE de SAÚDE local tem os crônicos problemas quanto ao atendimento. Faltam médicos e com a demanda dos novos moradores a situação futura nos incomoda. O Prefeito já nos respondeu informando que a saúde só se prepara para uma população concreta. Não dá para engolir essa.

No nosso entendimento deve se ter no mínimo um PLANEJAMENTO para atender a população calculando a média de moradores por residência. É simples e racional. Como a burocracia publica é morosa até chegar na solução a comunidade vai padecer!Seguindo o raciocínio é só ampliar nas outras preocupações: ESCOLA, ÁREA DE LAZER, ESPORTES, CEINF e POLICIAMENTO. Nesse ultimo, nossa angústia ainda é grande por que o policiamento é regionalizado.
O contingente policial está fixado no Conjunto MORENINHAS II com o apoio de uma unidade policial no Bairro Tiradentes. O POLICIAMENTO é para nós uma questão de difícil solução.
O Governo Estadual insiste no atual modelo de segurança que não resolve os nossos problemas. A distancia do distrito policial é significativa. Nesse caso o atendimento nunca será satisfatório.
A partir do RESIDENCIAL MARIA APARECIDA PEDROSSIAN, as comunidades adjacentes estão em franco desenvolvimento populacional. É nítido o número de novas moradias e construções. Necessitamos de uma UNIDADE MIXTA de SEGURANÇA: Policia Militar, Policia Civil e Bombeiros para dar garantias de SEGURANÇA na região que mais cresce na capital. É só conferir e anotar. O avanço populacional e o crescimento de empreendimentos comerciais de médio e grande porte é visível a “olho nu”.
Uma das boas coisas que estamos realizando por aqui é a unidade entre as lideranças comunitárias. Discutimos nossos problemas. Botamos a boca no trombone e resistimos juntos contra a implantação da COLONIA PENAL na região. A Associação de Moradores do Resd. Maria Ap. Pedrossian – AMAPE, absorve os moradores da região no atendimento com 35 atividades para crianças jovens e idosos. É o único espaço democrático que garante formação e entretenimento. Nessa questão o Poder Público é um parceiro tímido. Não estendeu sua ação efetiva por aqui.
Os moradores da região sabem dos problemas e nossa expectativa da ação do poder público é que não podemos deixar para amanhã as iniciativas das POLÍTICAS PÚBLICAS que precisamos. Estamos de olho no futuro e o alerta é geral. Queremos a CAMARA MUNICIPAL de CAMPO GRANDE e a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ligados nas soluções que as comunidades desta região tanto espera neste ano de 2009.Caso contrário, vamos trabalhar muito para que na próxima ELEIÇÃO o troco seja merecido.
Prof. Jânio Batista de Macedo. (Aposentado)Presidente da Associação de Moradores do Resd, Maria Ap. Pedrossian – AMAPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário